Sábado, 02 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Nunes Marques será relator de nova ação para condenar Eduardo Bolsonaro por trama nos EUA

Justiça

Nunes Marques será relator de nova ação para condenar Eduardo Bolsonaro por trama nos EUA

A solicitação, protocolada na quarta-feira (30), partiu da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia

Nunes Marques será relator de nova ação para condenar Eduardo Bolsonaro por trama nos EUA

Foto: Antonio Augusto/STF

Por: Metro1 no dia 01 de agosto de 2025 às 17:46

Atualizado: no dia 01 de agosto de 2025 às 17:48

 

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator de uma ação que pede a condenação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por articulações realizadas nos Estados Unidos contra o Brasil.

O processo foi protocolado na quarta-feira (30) pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). A entidade afirma que já existem provas e fortes indícios de que o parlamentar teria cometido coação durante investigações, obstrução de apurações sobre organização criminosa e tentativa de abolir, de forma violenta, o Estado Democrático de Direito.

Além da punição ao deputado, o pedido apresentado ao STF sugere que a Corte reforce a soberania brasileira em aspectos normativos, informacionais, regulatórios e fiscais. Também solicita que as big techs sejam obrigadas a seguir integralmente a legislação do país, que seja criado um sistema de tributação progressiva para essas empresas e que sejam invalidadas sanções estrangeiras que busquem interferir nas normas nacionais.