Quinta-feira, 07 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Após viagem irregular, senador é alvo de operação e obrigado a usar tornozeleira

Justiça

Após viagem irregular, senador é alvo de operação e obrigado a usar tornozeleira

Ação da PF foi determinada pelo STF devido ao descumprimento de medidas cautelares

Após viagem irregular, senador é alvo de operação e obrigado a usar tornozeleira

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 04 de agosto de 2025 às 10:14

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta segunda-feira (4), no aeroporto de Brasília, após descumprir medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A ação ocorreu em cumprimento à decisão do STF, que determinou a instalação de tornozeleira eletrônica no parlamentar. A instalação do equipamento se deu após Do Val retornar ao Brasil, após passar cerca de 10 dias nos Estados Unidos sem autorização.

O senador havia viajado para Orlando durante o recesso parlamentar, contrariando a determinação do ministro Alexandre de Moraes, que havia solicitado apreensão dos seus passaportes e bloqueado R$ 50 milhões de sua conta em agosto do ano passado. Durante a operação, a Polícia Federal tentou apreender o passaporte diplomático, mas o documento não foi encontrado, pois estava no gabinete do senador em Brasília.

Em 15 de julho, Do Val solicitou autorização ao STF para viajar, mas o pedido foi negado no dia seguinte por Moraes, que alegou que a investigação contra o senador ainda estava em andamento. Em resposta, o parlamentar afirmou que a viagem foi feita com "toda a documentação diplomática e consular plenamente regular" e que a saída do país foi comunicada ao STF, Ministério das Relações Exteriores e Senado.