Sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Gilmar Mendes diverge e vota por soltura de Robinho em julgamento no STF

Justiça

Gilmar Mendes diverge e vota por soltura de Robinho em julgamento no STF

Robinho está preso desde março de 2023 cumprindo pena imposta pela Justiça italiana pelo crime de estupro coletivo cometido em 2013

Gilmar Mendes diverge e vota por soltura de Robinho em julgamento no STF

Foto: Victor Piemonte/STF/Jornal Nacional/Reprodução

Por: Metro1 no dia 22 de agosto de 2025 às 14:35

O ministro Gilmar Mendes apresentou voto divergente nesta sexta-feira (22) no julgamento dos embargos de declaração referentes ao habeas corpus do ex-jogador Robinho. Atualmente, Robson de Souza cumpre pena de 9 anos de prisão imposta pela Justiça italiana pelo crime de estupro coletivo cometido em 2013.

Para Mendes, a execução da pena configura “uma norma penal mais gravosa, que não poderia retroagir para fatos anteriores à sua promulgação”. Segundo o ministro, a transferência da pena para o Brasil “amplia o poder punitivo do Estado, prejudicando o réu”.

O magistrado acrescentou que, mesmo se a homologação da sentença estrangeira fosse aceita, a prisão de Robinho só poderia ocorrer após o trânsito em julgado da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com base nesse entendimento, votou pelo acolhimento do recurso, pela cassação da decisão do STJ e pela “imediata soltura do ex-atleta, caso não existam outros motivos para sua prisão”.

O julgamento ocorre de forma virtual desde março, quando o relator Luiz Fux votou pela rejeição dos embargos. O posicionamento foi acompanhado por Alexandre de Moraes, mas o processo foi interrompido após pedido de vista de Gilmar Mendes. A análise segue até 29 de agosto.

Robinho está preso desde março de 2023, quando o STJ determinou o cumprimento da pena definida pela Justiça italiana. Desde então, a defesa recorre em diferentes instâncias na tentativa de reverter a condenação.