
Justiça
Dino abre inquérito contra Bolsonaro e aliados com base na CPI da Covid
Ministro Flávio Dino vê indícios de crimes como fraudes e desvios de recursos públicos

Foto: Sophia Santos/STF
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (17) a abertura de inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 23 aliados, com base nas conclusões da CPI da Covid-19. A decisão foi tomada após análise do relatório final da comissão, que apontou suspeitas de irregularidades durante a gestão da pandemia. As informações são da CNN.
Segundo Dino, há indícios de crimes contra a administração pública, como fraudes em licitações, contratos superfaturados, desvio de recursos públicos e o uso de empresas de fachada para prestação de serviços genéricos ou fictícios. O inquérito busca aprofundar a apuração dos ilícitos mencionados pela CPI e identificar responsabilidades.
A CPI da Covid foi encerrada em 2021 e encaminhou seu relatório ao Ministério Público e demais órgãos competentes. Com a abertura do inquérito no STF, os investigados poderão ser formalmente intimados, e novas diligências serão realizadas para coleta de provas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.