
Justiça
Réus do núcleo 2 têm até esta terça-feira para apresentar defesa ao STF
Grupo é investigado por envolvimento em tentativa de golpe

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Os sete acusados do núcleo 2, investigados por envolvimento na tentativa de golpe de Estado, têm até esta terça-feira (7) para apresentar suas defesas finais à Procuradoria-Geral da República (PGR). O processo é conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF) e será julgado pela Primeira Turma, atualmente sob a presidência de Flávio Dino.
Entre os réus estão ex-integrantes do governo Bolsonaro, como Filipe Martins, ex-assessor internacional; Silvinei Vasques, ex-chefe da PRF; Mario Fernandes, ex-secretário da Presidência; e Marília Ferreira de Alencar, única mulher do grupo, delegada da PF e ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça.
A PGR pediu a condenação dos acusados, apontando que a suposta organização criminosa registrou detalhadamente sua atuação. Foram mencionados documentos como “Operação 142”, “Punhal Verde e Amarelo” e a “minuta do golpe”. A acusação afirma que “as provas, na realidade, vinculam subjetivamente os acusados à cadeia causal dos atos de 8.1.2023”.
Os sete réus negaram envolvimento nos depoimentos ao STF. O núcleo 2 é apenas um dos grupos denunciados. Os julgamentos do núcleo 4 estão previstos para os dias 14, 15, 21 e 22 de outubro. Já o núcleo 3 será analisado nos dias 11, 12, 18 e 19 de novembro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.