Quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Barroso pode deixar voto pela descriminalização do aborto antes de sair do STF

Justiça

Barroso pode deixar voto pela descriminalização do aborto antes de sair do STF

Barroso anunciou nesta quinta-feira (9) sua aposentadoria antecipada, após 12 anos no Supremo.

Barroso pode deixar voto pela descriminalização do aborto antes de sair do STF

Foto: Antonio Augusto/STF

Por: Metro1 no dia 10 de outubro de 2025 às 13:40

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), avalia deixar pronto seu voto a favor da descriminalização do aborto antes de se despedir oficialmente da Corte, o que deve ocorrer na próxima semana.

Barroso anunciou nesta quinta-feira (9) sua aposentadoria antecipada, após 12 anos no Supremo. Indicado pela então presidente Dilma Rousseff, ele tomou posse em 2013 e poderia permanecer até 2033, quando completará 75 anos. O julgamento sobre a descriminalização do aborto foi iniciado em 2023, sob a presidência da ministra Rosa Weber, que votou a favor da interrupção voluntária da gravidez até a 12ª semana de gestação. Rosa, que também estava prestes a se aposentar, quis registrar sua posição antes de deixar o tribunal.

No Supremo, quem vota é a “cadeira”, por isso, o sucessor de Rosa, o ministro Flávio Dino, não participará da retomada do julgamento. Barroso, que pediu destaque e suspendeu a análise do caso, optou por não incluí-lo na pauta durante sua gestão na presidência do STF. Segundo ele, a sociedade ainda não está preparada para o debate, e o tema poderia “criar um ambiente mais convulsionado” no tribunal.