
Justiça
Barroso diz que vê com “gosto” maior presença feminina no Supremo
Magistrado que anunciou aposentadoria disse ainda que vai respeitar escolha do presidente Lula

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Após anunciar sua aposentadoria antecipada do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que apoia a possibilidade de uma mulher ser escolhida para ocupar sua vaga na Corte. Ele destacou seu histórico de defesa da paridade de gênero no Judiciário e ressaltou que há muitas magistradas competentes para assumir o cargo, mas deixou claro que respeita a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pela indicação.
Barroso reforçou que vê “com simpatia” a escolha de uma mulher, sem excluir candidatos homens igualmente qualificados. O ministro destacou que implementou, no Conselho Nacional de Justiça, uma resolução de paridade de gênero nos tribunais de segundo grau, mostrando seu compromisso com a igualdade no sistema judicial. A indicação feminina é defendida por entidades do Judiciário como forma de reduzir a desigualdade de gênero no Supremo.
Por fim, Barroso revelou que ainda não comunicou pessoalmente sua aposentadoria ao presidente Lula. Aos 67 anos, ele poderia permanecer no cargo até os 75, mas decidiu sair antes, logo após encerrar sua presidência na Corte em setembro, que foi assumida por Edson Fachin.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.