Sábado, 18 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

STF autoriza PF a realizar buscas na vara onde Moro atuou como juiz

Justiça

STF autoriza PF a realizar buscas na vara onde Moro atuou como juiz

Inquérito apura denúncia de coação e gravações ilegais feitas a mando do então magistrado, segundo o ex-deputado Tony Garcia

STF autoriza PF a realizar buscas na vara onde Moro atuou como juiz

Foto: Carlos Moura/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 17 de outubro de 2025 às 13:30

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a Polícia Federal a realizar buscas e examinar documentos na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), onde o hoje senador Sergio Moro (União Brasil-PR) atuou como juiz durante a Operação Lava.

A decisão faz parte do inquérito que apura denúncias de coação, chantagem e constrangimento ilegal apresentadas pelo ex-deputado Tony Garcia. Garcia afirma que, em 2004, foi obrigado por Moro a realizar gravações ilegais contra políticos e autoridades do Judiciário como parte de um acordo de delação premiada firmado no âmbito do caso Banestado.

Entre os alvos das supostas investigações clandestinas estariam o então governador Beto Richa (PSDB) e ministros do Superior Tribunal de Justiça. Na decisão, Toffoli atendeu ao pedido da PF para analisar processos, mídias e outros materiais ainda sob guarda da vara de Curitiba, com o objetivo de verificar a veracidade das alegações do ex-deputado.