
Política
Lula se reúne com Mauro Vieira após encontro do chanceler com secretário dos EUA
Ministro das Relações Exteriores conversou sobre o tarifaço com o secretário de Estado dos Estados Unidos nesta quinta-feira (17)

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na tarde desta sexta-feira (17), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio da Alvorada. O encontro teve como objetivo atualizar o chefe do Executivo sobre a reunião que o chanceler manteve na véspera com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio.
Vieira chegou à residência oficial por volta das 15h50, e a conversa ainda seguia em andamento até a última atualização desta reportagem. O assessor especial da Presidência, embaixador Celso Amorim, também participa da reunião.
O encontro entre Mauro Vieira e Marco Rubio aconteceu em Washington, na quinta-feira (16), e se estendeu por pouco mais de uma hora. A agenda incluiu ainda a presença do representante de Comércio norte-americano, Jamieson Greer.
Nota conjunta
Em nota conjunta divulgada nesta quinta-feira (16), Marco Rubio afirmou ter tido uma reunião “muito positiva” com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira. Os dois trocaram telefones e definiram que terão um canal direto de contato entre os dois, a exemplo do que fizeram os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump.
O encontro ocorreu 10 dias após Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversarem por telefone. Na ocasião, o governo americano informou que Rubio ficaria responsável por liderar as negociações sobre as tarifas de 50% aplicadas a produtos brasileiros. Em uma coletiva de imprensa, o chanceler Mauro Vieira disse que a reunião foi marcada por "uma atitude construtiva". O chanceler disse ainda que a conversa com Rubio é o início de "um processo auspicioso" para a reversão do tarifaço.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.