
Justiça
STF confirma condenação e autoriza prisão de Carla Zambelli por perseguição armada
Deputada do PL foi sentenciada a 5 anos e 3 meses; decisão transitou em julgado e não cabe mais recurso

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quinta-feira (30) o trânsito em julgado da condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por perseguir, armada, um homem em São Paulo em 2022. Com isso, a parlamentar não pode mais recorrer e a pena de 5 anos e 3 meses de prisão já pode começar a ser executada.
Zambelli foi condenada pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com uso de arma de fogo. A decisão do STF foi tomada em agosto deste ano, por 9 votos a 2. A maioria dos ministros seguiu o voto do relator, Gilmar Mendes, que classificou a conduta da deputada como de “elevado grau de reprovabilidade”.
A parlamentar, que já teve o mandato cassado por determinação do Supremo, acumula outra condenação na Corte. Em setembro, ela recebeu pena de 10 anos de prisão por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e adulteração de documentos.
Após essa primeira condenação, Zambelli fugiu para a Itália, onde está presa e aguarda decisão sobre o pedido de extradição feito pelo governo brasileiro.
O caso da perseguição armada ocorreu na véspera do segundo turno das eleições presidenciais de 2022, quando a deputada discutiu com um apoiador de Lula em uma rua de São Paulo e o perseguiu com uma arma em punho.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

