
Justiça
STF retoma julgamento do núcleo 3 da trama golpista
Ministros definirão possível condenação de dez acusados ligados ao grupo “kids-pretos”

Foto: Divulgação/STF
A Primeira Turma do STF retoma nesta terça-feira (18) o julgamento dos dez réus do Núcleo 3 da trama golpista atribuída ao período do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A sessão, marcada para as 9h, será reiniciada com o voto do relator Alexandre de Moraes, seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino, únicos integrantes do colegiado após a saída de Luiz Fux. Na semana anterior, o grupo ouviu as sustentações da PGR, favorável à condenação, e das defesas, que negaram participação dos acusados.
O núcleo é composto por nove militares do Exército e um policial federal, conhecidos como “kids-pretos”, integrantes de forças especiais. Eles respondem por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Segundo a PGR, os réus planejaram ações táticas para executar o plano golpista, incluindo tentativas de sequestrar e matar o ministro Alexandre de Moraes, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Entre os investigados estão Bernardo Romão Correa Netto, Estevam Theophilo, Fabrício Moreira de Bastos, Hélio Ferreira Lima, Márcio Nunes de Resende Júnior, Rafael Martins de Oliveira, Rodrigo Bezerra de Azevedo, Ronald Ferreira de Araújo Júnior, Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros e Wladimir Matos Soares.
Até agora, o STF já condenou 15 réus de outros núcleos, incluindo o Núcleo 1, ligado a Jair Bolsonaro, e o Núcleo 4. O Núcleo 2 será julgado em 9 de dezembro, enquanto o Núcleo 5, do empresário Paulo Figueiredo, segue sem previsão de julgamento.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

