
Justiça
Relatório de Castro sobre megaoperação na Penha e no Alemão é enviado ao STF
Ministro do STF havia feito questionamentos e pedido laudos e relatórios de inteligência que embasaram o cumprimento dos mandados

Foto: Governo do Rio de Janeiro/Divulgação
O governo do Rio de Janeiro encaminhou ao Supremo Tribunal Federal um relatório com as informações solicitadas sobre a megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte da capital fluminense.
O documento, assinado pelo governador Cláudio Castro e entregue nesta segunda-feira (17), apresenta números diferentes dos que haviam sido divulgados inicialmente sobre prisões e apreensões. Segundo o relatório, foram detidas 100 pessoas — 17 delas tinham mandados de prisão pendentes, enquanto as outras 83 foram presas em flagrante. O total de fuzis apreendidos também foi atualizado para 96.
As informações foram enviadas em resposta à solicitação do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas, da qual ele é relator temporário. A operação resultou na morte de 121 homens.
O ministro Alexandre de Moraes pediu informações adicionais ao governo do Rio após identificar divergências entre dados divulgados pela Secretaria de Segurança e por outros órgãos, como o Ministério Público. Ele solicitou detalhes sobre os relatórios que embasaram a operação, laudos das mortes, informações de inteligência e a preservação das imagens das câmeras corporais dos policiais.
O governo respondeu que 60 agentes da Core usavam câmeras, mas 32 equipamentos apresentaram falhas. A empresa responsável foi acionada, e a PM pediu a preservação das imagens. Cláudio Castro afirmou que todo o material solicitado foi enviado digitalmente.
A ADPF das Favelas, que cria protocolos para operações nessas áreas, segue em andamento, e Castro garantiu que o plano será entregue no prazo, no dia 20.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

