
Justiça
Moraes determina prisão preventiva de Alexandre Ramagem
O parlamentar, condenado a 16 anos de prisão por tentativa de golpe, deixou o Brasil durante julgamento do núcleo crucial da trama golpista

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou a prisão preventiva do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), nesta sexta-feira (21). O parlamentar, condenado a 16 anos de prisão por tentativa de golpe, deixou o Brasil em setembro quando a 1ª Turma julgou o núcleo crucial da trama golpista.
Ramagem teria viajado de avião para Boa Vista (RR), de onde partiu de carro, em uma viagem clandestina em direção à fronteira, e seguiu para outro país. Atualmente, ele está em Miami, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada à CNN por fontes da Polícia Federal.
A corporação apura se ele deixou o país clandestinamente, para fugir da condenação determinada pelo Supremo.
Condenação
Alexandre Ramagem foi condenado a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão pelos crimes de: organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Os ministros da 1ª Turma do STF entenderam que o parlamentar usou a estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), onde foi diretor na gestão Bolsonaro, para vigiar adversários políticos.
A decisão do STF determinou que ele não poderia deixar o país e que deveria entregar o passaporte.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

