
Justiça
STF mantém prisão de Bolsonaro e outros condenados da trama golpista após audiência de custódia
Condenados já cumprem a pena estabelecida pela Primeira Turma do STF desde terça-feira

Foto: Ton Molina/STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (26) manter as prisões do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros cinco condenados no julgamento trama golpista. As audiências de custódia, realizadas por videoconferência durante a tarde, foram conduzidas por juízes auxiliares da Corte e tiveram como objetivo avaliar a legalidade das detenções.
Os seis já cumprem as penas definidas pela Primeira Turma desde terça-feira, quando o STF declarou concluído o julgamento dos integrantes do chamado “núcleo crucial” da tentativa de ruptura institucional. Com a decisão, Bolsonaro segue na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. O ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, permanece na Estação Rádio da Marinha, enquanto Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira continuam detidos no Comando Militar do Planalto.
O ex-ministro Anderson Torres segue no Batalhão da Polícia Militar conhecido como “Papudinha”, no Distrito Federal. Já Walter Braga Netto permanece em uma instalação militar no Rio de Janeiro.
Entre os condenados que tiveram o processo encerrado, dois não passaram pela audiência: Alexandre Ramagem, considerado foragido após deixar o país rumo aos Estados Unidos, e Mauro Cid, que recebeu pena de dois anos e não cumprirá regime fechado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

