Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quarta-feira, 03 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Gilmar Mendes define que impeachment de ministros do STF só podem ser solicitados pela PGR

Justiça

Gilmar Mendes define que impeachment de ministros do STF só podem ser solicitados pela PGR

Decano suspende trecho da lei de 1950, exige dois terços dos votos no Senado e proíbe uso de decisões judiciais como argumento para denúncias.

Gilmar Mendes define que impeachment de ministros do STF só podem ser solicitados pela PGR

Foto: Antônio Augusto/STF

Por: Metro1 no dia 03 de dezembro de 2025 às 10:04

O decano do STF, Gilmar Mendes, concedeu liminar nesta quarta-feira (3) determinando que apenas a Procuradoria-Geral da República (PGR) possa solicitar o impeachment de ministros da Corte, suspendendo trecho da lei de 1950 que permitia que qualquer cidadão apresentasse a denúncia. A decisão também estabelece que a aprovação do processo pelo Senado requer dois terços dos votos, e não mais a maioria simples prevista na legislação atual, e que o mérito de decisões judiciais não pode ser usado como base para acusações de crime de responsabilidade.

Segundo Gilmar, o impeachment “abusivo” representa risco à independência do Judiciário, podendo intimidar magistrados e levá-los a tomar decisões alinhadas a interesses políticos em detrimento da proteção de direitos fundamentais. Ele alerta que a possibilidade de aprovação por maioria simples é “esdrúxula” e incompatível com a Constituição, exemplificando que uma sessão com 41 senadores poderia admitir a denúncia com apenas 11 votos favoráveis em caso de abstenções.

O plenário do STF analisará o tema em julgamento virtual entre os dias 12 e 19 de dezembro, definindo se as medidas da liminar serão mantidas ou modificadas. A decisão de Mendes é vista como um reforço à proteção da imparcialidade e autonomia dos ministros da Corte.