Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Justiça da Itália adia novamente audiência que decide extradição de Carla Zambelli

Justiça

Justiça da Itália adia novamente audiência que decide extradição de Carla Zambelli

Deputada está presa em Roma desde julho; nova data foi marcada para 18 de dezembro

Justiça da Itália adia novamente audiência que decide extradição de Carla Zambelli

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 04 de dezembro de 2025 às 13:32

A Corte de Apelações de Roma adiou novamente a audiência que vai decidir se a deputada federal Carla Zambelli será extraditada para o Brasil. A nova sessão foi remarcada para 18 de dezembro, segundo fontes da TV Globo presentes no tribunal.

Zambelli está presa em Roma desde julho. O novo adiamento ocorreu porque os juízes receberam documentos adicionais apresentados pela defesa, que precisam ser analisados antes da decisão. O julgamento deveria ter começado em 27 de novembro, mas a primeira audiência foi adiada após uma greve de advogados, da qual os defensores da deputada participaram.

Condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão por invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça, Zambelli deixou o Brasil em maio, passou pelos Estados Unidos e se mudou para a Itália. Após a condenação, ela foi considerada foragida da Justiça brasileira.

A sessão desta quinta-feira (4) seria a primeira dentro do processo que avalia a extradição. Antes disso, a parlamentar compareceu a outras audiências em Roma referentes a um pedido para responder ao processo em liberdade. A Justiça italiana decidiu mantê-la detida por entender que há risco de fuga.

Zambelli, que tem cidadania italiana, afirma que quer ser julgada pela Justiça local e que provará não ter envolvimento na invasão ao sistema do CNJ.