
Justiça
Justiça da Itália adia novamente audiência que decide extradição de Carla Zambelli
Deputada está presa em Roma desde julho; nova data foi marcada para 18 de dezembro

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
A Corte de Apelações de Roma adiou novamente a audiência que vai decidir se a deputada federal Carla Zambelli será extraditada para o Brasil. A nova sessão foi remarcada para 18 de dezembro, segundo fontes da TV Globo presentes no tribunal.
Zambelli está presa em Roma desde julho. O novo adiamento ocorreu porque os juízes receberam documentos adicionais apresentados pela defesa, que precisam ser analisados antes da decisão. O julgamento deveria ter começado em 27 de novembro, mas a primeira audiência foi adiada após uma greve de advogados, da qual os defensores da deputada participaram.
Condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão por invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça, Zambelli deixou o Brasil em maio, passou pelos Estados Unidos e se mudou para a Itália. Após a condenação, ela foi considerada foragida da Justiça brasileira.
A sessão desta quinta-feira (4) seria a primeira dentro do processo que avalia a extradição. Antes disso, a parlamentar compareceu a outras audiências em Roma referentes a um pedido para responder ao processo em liberdade. A Justiça italiana decidiu mantê-la detida por entender que há risco de fuga.
Zambelli, que tem cidadania italiana, afirma que quer ser julgada pela Justiça local e que provará não ter envolvimento na invasão ao sistema do CNJ.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

