Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 13 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Gilmar Mendes pede sessão extra do STF para analisar ações sobre Marco Temporal

Justiça

Gilmar Mendes pede sessão extra do STF para analisar ações sobre Marco Temporal

Análise em plenário virtual na próxima semana, como pede o ministro, permite resultado antes do recesso do Judiciário

Gilmar Mendes pede sessão extra do STF para analisar ações sobre Marco Temporal

Foto: Antonio Augusto/STF

Por: Metro1 no dia 12 de dezembro de 2025 às 17:32

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu que o presidente da Corte, ministro Edson Fachin, abra uma sessão extraordinária na próxima segunda-feira (15), em plenário virtual, para análise das ações sobre a Lei do Marco Temporal.

No modelo virtual de sessão, os ministros possuem um prazo para registrar os votos na página on-line do processo. O pedido de Gilmar é para que esse prazo comece às 11h de segunda-feira (15) e termine às 23h59 de quinta-feira (18). A votação em modelo virtual nessas datas permitiria a conclusão do processo antes do recesso do Poder Judiciário, mas só se nenhum ministro pedir vista (mais tempo para análise) ou destaque (levar a análise para o plenário físico).  

Nesta semana, os ministros fizeram duas sessões presenciais para ouvir as sustentações orais as partes e interessados. Foram ouvidos argumentos a favor e contrários à constitucionalidade da lei. O tema do marco temporal é alvo de impasse entre os Três Poderes. Em 2023, o STF considerou a tese inconstitucional. Pouco depois, o Senado aprovou um projeto de lei que estabelecia o marco.