Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Defesa solicita ao STF transferência de Bolsonaro para cirurgia em hospital particular

Justiça

Defesa solicita ao STF transferência de Bolsonaro para cirurgia em hospital particular

Advogados pedem autorização do STF para que ex-presidente deixe a PF e seja operado no feriado de Natal

Defesa solicita ao STF transferência de Bolsonaro para cirurgia em hospital particular

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 23 de dezembro de 2025 às 13:27

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolou nesta terça-feira (23) um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele seja transferido da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para um hospital particular. O objetivo é a realização de uma cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral na quinta-feira (25), feriado de Natal.

Segundo os advogados, o cronograma prevê a internação de Bolsonaro já nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, no hospital DF Star, para a realização de exames pré-operatórios. O ex-presidente completou 30 dias de prisão em regime fechado nesta semana.

No pedido divulgado pela revista Veja, a defesa afirma: “A fim de que cirurgia indicada pela equipe médica e confirmada pela perícia realizada pela Polícia Federal seja realizada, e conforme agenda da equipe médica responsável pelo procedimento cirúrgico requer-se que o peticionário (Jair Bolsonaro) seja conduzido e internado no hospital DF Star, na data de amanhã, quarta-feira, dia 24 de dezembro, a fim de que possa ser submetido aos exames necessários e preparatórios ao procedimento cirúrgico”.

A autorização prévia para a cirurgia foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes após perícia da Polícia Federal confirmar a necessidade do procedimento. Com o detalhamento das datas, caberá agora ao STF decidir sobre o deslocamento do ex-presidente para o ambiente hospitalar durante o feriado.

Desde o início da detenção na Superintendência da PF, a defesa de Bolsonaro insiste no pedido de prisão domiciliar humanitária. A pressão aumentou após Moraes conceder, nesta segunda-feira (22), o benefício ao ex-ministro Augusto Heleno, diagnosticado com Alzheimer e primeiro integrante do alto escalão da trama golpista a obter progressão para o regime domiciliar.