Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

CNJ deve arquivar pedido para investigar Moraes em caso do Banco Master

Justiça

CNJ deve arquivar pedido para investigar Moraes em caso do Banco Master

Conselho avalia que não tem competência para apurar conduta de ministros do STF

CNJ deve arquivar pedido para investigar Moraes em caso do Banco Master

Foto: Rosinei Coutinho/STF

Por: Metro1 no dia 31 de dezembro de 2025 às 13:45

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tende a arquivar o pedido apresentado pelo deputado Sanderson (PL-RJ) para investigar atos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A avaliação interna é de que o engavetamento será quase automático, sem análise de mérito.

O parlamentar alega que Moraes teria atuado junto ao Banco Central em defesa do Banco Master, onde sua esposa, a advogada Viviane Barci, teria contrato de prestação de serviços. Moraes nega a acusação e afirma que as reuniões trataram das consequências da aplicação da Lei Magnitsky, sanção imposta a ele pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na Corregedoria Nacional de Justiça, o entendimento é de que ministros do STF não estão sujeitos à atuação do CNJ. O próprio conselho esclarece que fiscaliza magistrados do Judiciário, exceto os integrantes da Suprema Corte, cujas eventuais apurações cabem ao plenário do próprio tribunal.

Na esfera criminal, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também arquivou pedido de investigação contra Moraes. Segundo ele, as informações divulgadas na imprensa não apresentam provas de irregularidades.