Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Comandante do Exército autoriza Mauro Cid a passar para a reserva

Justiça

Comandante do Exército autoriza Mauro Cid a passar para a reserva

Com mudança, ele deixa de prestar serviço diário ao Exército Brasileiro e não comandar tropa ou ocupar cargo administrativo

Comandante do Exército autoriza Mauro Cid a passar para a reserva

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 28 de janeiro de 2026 às 14:08

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, autorizou o tenente-coronel Mauro Cid — condenado a dois anos de prisão em regime semiaberto no caso da trama golpista — para ir para a reserva da instituição.

A defesa de Cid havia protocolado um pedido para que ele fosse transferido para a reserva do Exército em agosto do ano passado, antes da condenação pela trama golpista. Cid continuará com a patente de tenente-coronel na reserva. Na prática, ele deixa de ser militar da ativa e precisa sair da Vila Militar, um conjunto de residências de propriedade das Forças Armadas onde militares da ativa e dependentes moram. 

Com a alteração, ele deixa de prestar o serviço diário ao Exército Brasileiro, portanto, não comandará tropa ou ocupará cargo administrativo. “Será um civil, mais precisamente. Um militar da reserva que poderá ser chamado em caso de guerra”, ressaltou o advogado de Cid, Jair Alves Pereira, que também afirmou que o   processo deve ter início no sábado (31).

Como não completou 35 anos de serviços ao Exército, a defesa de Cid solicitou em agosto passado enquadramento do militar na “quota compulsória”, o que faz com que ele ainda receba uma remuneração proporcional ao tempo de carreira.