
Justiça
Julgamento de réus pelo assassinato de Mãe Bernadete tem data marcada
Arielson da Conceição Santos e Marílio dos Santos serão julgados nos dias 24 e 25 de fevereiro

Foto: Reprodução- Instituto Socioambiental/Henrique Duarte
A justiça baiana marcou o julgamento de Arielson da Conceição Santos e Marílio Santos, pelo assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico, para 24 e 25 de fevereiro de 2026. Arielson no momento se encontra em prisão preventiva, já Marílio dos Santos está foragido. A líder foi executada em agosto de 2023 com 25 tiros, em Simões Filho.
Originalmente, o processo tramitava na comarca do município, mas foi transferido para a Salvador depois da repercussão nacional e internacional do crime ser reconhecida pelo Tribunal de Justiça, bem como o risco de comprometimento da imparcialidade do júri local. Cinco suspeitos de participar do assassinato estão presos. Além de Arielson, Josevan Dionísio dos Santos também foi detido sob apontamento de ser um dos executores da Mãe Bernadete.
Segundo os advogados que representam a família de Bernadete, Hédio Silva Jr e Anivaldo dos Anjos, a expectativa é que Arielson seja pressionado pelo julgamento a colaborar e indicar o paradeiro Marílio, apontado como o mandante da morte. Ainda é esperado que o réu possa apontar possíveis mandantes ou pessoas de maior influência na Bahia que realizaram a articulação do crime.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

