
Justiça
Deputado Binho Galinha presta novo depoimento em processo que investiga atuação de milícia em Feira de Santana
Audiência marcou encerramento da fase de oitivas; parlamentar é suspeito de envolvimento em organização criminosa e lavagem de dinheiro

Foto: Reprodução/Redes Sociais/Instagram
O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, prestou um novo depoimento à Justiça nesta quinta-feira (29), durante a última audiência de instrução do processo em que é investigado por suposto envolvimento com uma milícia em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia.
O parlamentar é suspeito de comandar um grupo envolvido em crimes como lavagem de dinheiro, organização criminosa e receptação de peças de veículos roubados. Em nota enviada à imprensa, a defesa de Binho Galinha afirmou que o depoimento prestado nesta audiência tratou especificamente de uma suspeita de porte de arma e destacou que recebeu a intimação com tranquilidade e confiança no Judiciário.
A audiência foi realizada no Fórum Desembargador Filinto Bastos e marcou o encerramento da fase de oitivas do processo. Ao todo, 80 testemunhas foram ouvidas ao longo da tramitação do caso, sendo 77 indicadas pela defesa e três pela acusação, estas últimas compostas por delegados da Polícia Federal e da Polícia Civil.
Além do deputado, também prestaram depoimento nesta etapa final Mayana Cerqueira da Silva, esposa do parlamentar; o policial militar investigado Roque Carvalho; Jackson Macedo Araújo Júnior, também integrante da Polícia Militar; e Thiere Figueiredo Silva, que figura como réu no processo.
A sessão iniciou por volta das 8h30 e foi conduzida pela juíza Márcia Simões Costa, substituta da 1ª Vara Criminal de Feira de Santana. Os trabalhos foram encerrados por volta das 12h40. Binho Galinha já foi ouvido anteriormente no dia 1º de dezembro de 2025, também durante audiência de instrução no mesmo fórum.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

