O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, aguarda o envio de um relatório da Polícia Federal sobre a investigação que apura fraudes no Banco Master para avaliar as primeiras decisões no caso. Mendonça assumiu a condução do inquérito na semana passada, após o ministro Dias Toffoli pedir afastamento da relatoria, em meio ao aumento da pressão sobre decisões tomadas nos últimos meses. As informaações são do blog de Teo Cury, na CNN.
Segundo apuração, eventuais ordens determinadas por Toffoli poderão ser revistas, mas apenas após a análise do material que está sendo preparado pelos delegados da PF. O novo relator já realizou uma reunião virtual com os investigadores responsáveis pelo caso para se inteirar do andamento e da fase atual da apuração. Ficou acertado que o relatório será enviado ao gabinete de Mendonça até o fim do mês.
Com a mudança na relatoria, André Mendonça passou a concentrar duas investigações de grande repercussão nacional, incluindo o inquérito que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social. Os dois casos têm potencial de atingir integrantes do governo federal, partidos e políticos do Congresso. Em ano eleitoral, o avanço das investigações amplia a preocupação da classe política em Brasília. No meio do ano, Mendonça também assumirá a vice-presidência do Tribunal Superior Eleitoral, que conduzirá as eleições de outubro.



