Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Despesas do Judiciário crescem acima do teto em 12 meses

Justiça

Despesas do Judiciário crescem acima do teto em 12 meses

Estimativa ainda não leva em consideração os efeitos do reajuste salarial, que só será válido a partir do ano que vem

Despesas do Judiciário crescem acima do teto em 12 meses

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Por: Alexandre Galvão no dia 10 de agosto de 2018 às 12:00

Se for confirmado pelo Congresso Nacional, o aumento de 16,38% no salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal, previsto para o ano que vem e aprovado nesta quarta-feira (8) pelos próprios magistrados, deve dificultar ainda mais o cumprimento da regra constitucional do teto de gastos nos próximos anos.

A projeção é da economista Vilma da Conceição Pinto, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV). 

"Os gastos do Poder Judiciário, em 2017, cresceram 7,5%, em termos nominais, enquanto o teto previa [limite de] 7,2%. Em 2018, no acumulado dos últimos 12 meses, as despesas já cresceram 4,1%, enquanto o teto para este ano é de 3%. No modo agregado, o Poder Judiciário não está cumprindo o teto", diz a especialista.

A estimativa ainda não leva em consideração os efeitos do reajuste salarial, que só será válido a partir do ano que vem, mas projeções preliminares indicam que o "efeito cascata" do aumento de salário dos ministros do STF, cuja remuneração corresponde ao teto do funcionalismo público, será de R$ 717 milhões apenas nas despesas do Poder Judiciário federal.

Com a soma do incremento nos demais poderes da União e os impactos nos estados, a conta final pode chegar a R$ 4 bilhões por ano.