Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Pelo menos 232 juízes podem disputar vaga de Moro na Lava-Jato

Justiça

Pelo menos 232 juízes podem disputar vaga de Moro na Lava-Jato

A lista de possíveis candidatos inclui todos os juízes federais titulares que atuam no âmbito do TRF-4

Pelo menos 232 juízes podem disputar vaga de Moro na Lava-Jato

Foto: Evaristo Sá/AFP

Por: Lara Ferreira no dia 16 de novembro de 2018 às 19:00

Após Sérgio Moro abandonar a 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba na próxima segunda-feira (19), pelo menos 232 juízes federais titulares podem se candidatar à vaga deixada pelo magistrado e assumir o comando dos processos da Operação Lava-Jato. 
 
A lista de possíveis candidatos inclui todos os juízes federais titulares que atuam no âmbito do Tribunal Regional Federal 4º Região, o que corresponde ao estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O número total, com a saída de Moro, totaliza 232 profissionais.  
 
No topo da relação de concorrentes, de acordo com o jornalista Fausto Macedo, em seu blog no Estadão, estão, pela ordem, os juízes federais Luiz Antônio Bonat (Curitiba), Taís Schilling Ferraz (Porto Alegre), Marcelo de Nardi (Porto Alegre), Alexandre Gonçalves Lippel (Porto Alegre), Hermes Siedler da Conceição Júnior (Porto Alegre), Eduardo Vandré Oliveira Lema Garcia (Santa Cruz do Sul), Altair Antônio Gregorio (Porto Alegre) e Loraci Flores de Lima (Santa Maria).

O processo interno de seleção, denominado remoção, deve durar um mês, mas ainda não há previsão para a publicação do edital. Uma vez divulgado, as candidaturas devem ser apresentadas em, no máximo, dez dias.  O critério de seleção será baseado no tempo de atuação do magistrado como juiz titular e, depois, como juiz substituto. Em caso de empate, será utilizado o critério de colocação no concurso público.