Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

STF retoma hoje julgamento sobre fornecimento de remédio de alto custo

Justiça

STF retoma hoje julgamento sobre fornecimento de remédio de alto custo

Segundo dados do Ministério da Saúde, até 2016 o governo federal já havia cumprido 16,3 mil decisões sobre fornecimento de medicamentos

STF retoma hoje julgamento sobre fornecimento de remédio de alto custo

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 22 de maio de 2019 às 11:20

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje (22) o julgamento que definirá se o poder público deve ser obrigado a fornecer medicamentos de alto custo aos doentes. Os ministros Marco Aurélio Mello, Luiz Edson Fachin e Luís Roberto Barroso já votaram e estipularam condições diferentes para o fornecimento dos produtos.

Constam na pauta da Corte quatro processos ligados ao tema, que envolvem a concessão dos remédios que estão fora da lista de produtos oferecidos gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria das centenas de processos espalhados em tribunais do país sobre o assunto envolve doenças raras.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até 2016 o governo federal já havia cumprido 16,3 mil decisões sobre fornecimento de medicamentos. De 2010 a 2015, houve aumento de 727% nas despesas referentes à judicialização dos medicamentos. Ainda de acordo com a pasta, já foram gastos R$ 7 bilhões com fornecimento de remédio por ordem judicial.