Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Nova decisão manda recolher livros com temática LGBT em Bienal do RJ

Justiça

Nova decisão manda recolher livros com temática LGBT em Bienal do RJ

Se não cumprir, a organização do evento pode ter livros apreendidos e cassação de licença.

Nova decisão manda recolher livros com temática LGBT em Bienal do RJ

Foto: Reprodução/ Twitter

Por: Juliana Almirante no dia 07 de setembro de 2019 às 16:20

Uma decisão assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Cláudio de Mello Tavares, determina o recolhimento das obras da Bienal com temática LGBT voltadas para o público jovem e infantil que não estejam com embalagem lacrada e com advertência para o conteúdo. 

De acordo com o G1, se não cumprir, a organização do evento pode ter livros apreendidos e cassação de licença.

O desembargador nega que o ato seja censura, "mas reputa ser inadequado que uma obra de super-herói, atrativa ao público infanto-juvenil, a que se destina, apresente e ilustre o tema da homossexualidade a adolescentes e crianças, sem que os pais sejam devidamente alertados [...]".

A determinação atende a recurso da prefeitura do Rio e suspende a liminar obtida pela organização da Bienal 2019, que impedia as autoridades municipais de buscar e apreender obras que tratam de conteúdo LGBT.

Na última quinta-feira, o prefeito Marcelo Crivella havia pedido para recolher exemplares do romance "Vingadores, a cruzada das crianças" (Salvat), que tem a imagem de um beijo entre dois personagens masculinos. Os exemplares eram vendidos lacrados e a capa não tem conteúdo erótico.