Justiça

STF julga novas ações que impactam a Lava Jato

Suspeição do ex-juiz Sérgio Moro, que pode anular condenação de Lula no triplex do Guarujá, deve entrar na pauta da Segunda Turma até dezembro

[STF julga novas ações que impactam a Lava Jato]
Foto : Fellipe Sampaio / SCO / STF

Por Metro1 no dia 14 de Novembro de 2019 ⋅ 12:00

Depois de derrubar a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar ações que poderão impor nova derrota à Lava Jato. É o caso de um julgamento que marca uma espécie de duelo entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-juiz Sérgio Moro. Lula acusa o atual ministro da Justiça e Segurança Pública de agir com parcialidade ao condená-lo no caso do triplex do Guarujá (SP) e depois entrar para a equipe do presidente Jair Bolsonaro.

Caso o Supremo decida pela anulação da sentença de Moro, o petista poderá disputar eleições. A discussão do caso deve ser retomada pela Segunda Turma da Corte até dezembro.

Um recurso de Lula contra sua condenação também aguarda análise no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pode ser afetado pelo entendimento do STF. Integrantes do STF ouvidos pelo Estadão avaliam que os últimos acontecimentos enfraquecem o grupo mais alinhado à Lava Jato no tribunal - uma ala capitaneada pelo relator da operação, Edson Fachin, com o apoio dos ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Após o site The Intercept Brasil divulgar mensagens trocadas entre Moro e o coordenador da força-tarefa da operação em Curitiba, Deltan Dallagnol, o desgaste da Lava Jato na Corte se aprofundou.

Notícias relacionadas