Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Justiça

Operação da PF contra venda de sentenças afasta quatro desembargadores e dois juízes

São cumpridos quatro mandados de prisão e 40 mandados de busca e apreensão hoje (19)

Operação da PF contra venda de sentenças afasta quatro desembargadores e dois juízes

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 19 de novembro de 2019 às 07:30

A Polícia Federal (PF) deflagra, na manhã de hoje (19), a "Operação Faroeste", com objetivo de desarticular um possível esquema criminoso relacionado à venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA). 

Também são investigados os crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência.

Mais de 200 policiais federais, acompanhados de procuradores da República, cumprem quatro mandados de prisão e 40 mandados de busca e apreensão em gabinetes, fóruns, escritórios de advocacia, empresas e nas casas dos investigados.

Também são cumpridas determinações de afastamento dos desembargadores Gesivaldo Brito, José Olegário Monção, Maria da Graça Osório, Maria do Socorro Barreto Santiago e dos juízes Marivalda Moutinho e Sérgio Humberto Sampaio.

Os mandados são cumpridos em Salvador, Barreiras, Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia, na Bahia, e também em Brasília.

As determinações judiciais foram expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pretendem localizar e apreender provas complementares dos crimes praticados.

A operação ocorre um dia antes da eleição para presidente do TJ-BA, marcada para amanhã (20).