Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Decisão de Fux de mandar chefe do PCC para prisão 'adentra hipocrisia', diz Marco Aurélio

Justiça

Decisão de Fux de mandar chefe do PCC para prisão 'adentra hipocrisia', diz Marco Aurélio

Marco Aurélio havia concedido soltura a André do Rap; ministro diz que cumpriu sua obrigação de aplicar trecho introduzido no Código de Processo Penal pelo pacote anticrime

Decisão de Fux de mandar chefe do PCC para prisão 'adentra hipocrisia', diz Marco Aurélio

Foto: Rosinei Coutinho/STF

Por: Luciana Freire no dia 11 de outubro de 2020 às 12:43

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, afirmou que o presidente da Corte, Luiz Fux, "adentrou no campo da hipocrisia" ao suspender a soltura de André de Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, um importante chefe do PCC — Primeiro Comando da Capital.

Para Marco Aurélio, a decisão do presidente da corte de revogar o habeas corpus concedido ao traficante é "péssima" para o Supremo.

"Sob minha ótica ele adentrou o campo da hipocrisia, jogando para turma, dando circo ao público, que quer vísceras. Pelo público nós nem julgaríamos, condenaríamos e estabeleceríamos pena de morte", disse o ministro ao jornal Folha de S.Paulo.

O magistrado diz que cumpriu sua obrigação de aplicar o trecho que prevê a necessidade de o juiz renovar a prisão preventiva a cada 90 dias, o que não ocorreu no caso.

Marco Aurélio diz que aplicou a legislação porque sua atuação é vinculada às normas legais. "Eu não crio critério de plantão e não sou justiceiro, não parto para o justiçamento", diz.

André de Oliveira Macedo deixou a penitenciária na manhã de ontem (10). A defesa de Macedo afirmou que ele iria de Presidente Venceslau para Guarujá (SP). Segundo o jornal Nacional, André do Rap foi seguido por investigadores, e foi, na verdade, para Maringá. Autoridades acreditam que ele fugiu para o Paraguai.