Terça-feira, 01 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Metropolítica

/

Otto Alencar já assegurou vaga no TCE para o filho, garantem aliados do senador

Metropolítica

Por Jairo Costa Júnior

Notícias exclusivas sobre política e os bastidores do poder

Otto Alencar já assegurou vaga no TCE para o filho, garantem aliados do senador

Deputado federal foi convencido pelo pai a aceitar vaga que será aberta no Tribunal de Contas do Estado em 27 de julho, com a aposentadoria compulsória do conselheiro Antônio Honorato

Otto Alencar já assegurou vaga no TCE para o filho, garantem aliados do senador

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Por: Jairo Costa Jr. no dia 30 de junho de 2025 às 17:36

Atualizado: no dia 30 de junho de 2025 às 17:47

Aliados próximos a Otto Alencar garantem que o senador e presidente estadual do PSD já concretizou as negociações para assegurar ao herdeiro político, o deputado federal Otto Filho, a vaga do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que será aberta em 27 de julho com a aposentadoria compulsória do conselheiro Antônio Honorato de Castro Neto. A indicação, de acordo com as mesmas fontes, foi acertada recentemente entre o senador e o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Pressão de patriarca
"De início, Otto Filho resistia em abdicar do mandato na Câmara. Como fará 48 anos no próximo dia 7, achava que era ainda muito novo para encerrar a carreira política e passar quase três décadas no TCE, mas foi convencido pelo pai, que passou pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) até renunciar ao cargo em 2010 para se candidatar a vice na chapa do então governador Jaques Wagner", afirmou um parlamentar que integra a tropa de choque do cacique do PSD baiano.

Movimento na fila
Caso a ida de Otto Filho para o TCE se concretize, o ex-prefeito de Guanambi Charles Fernandes (PSD), primeiro suplente do partido, assumirá em definitivo o espaço que ocupa na Câmara desde a nomeação do deputado federal Sérgio Brito para o comando da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). Ao mesmo tempo, a segunda na fila do PSD, a advogada Elane Alves de Almeida, mais conhecida como Dra. Elane, vai herdar o mandato de Brito em caráter provisório.

'Cerca Jerônimo'
Em movimento semelhante, mas com horizonte no TCM, o deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP) trabalha intensamente para emplacar a esposa, a procuradora do Ministério Público de Contas Camila Vasquez, no lugar do pai, o ex-ministro das Cidades Mário Negromonte, que completará em 6 de julho 75 anos, idade limite para permanência em todos os tribunais do país. Para tanto, colou em Jerônimo durante o périplo do petista pelas festas juninas na Bahia. 

Capitania hereditária
Se o clima de descontração com o qual Mário Júnior e o governador os dois foram vistos nos eventos pelo interior for indício de acordo, Camila Vasquez está garantida no posto e, por consequência direta, o feudo dos Negromonte na corte responsável por fiscalizar, auditar e julgar contas de prefeitos, secretários municipais e câmaras de vereadores.

Sonho meu!
Com a federação entre o PP e União Brasil consolidada, o deputado estadual Niltinho, líder da bancada pepista na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), costura junto com a cúpula do PSD no estado uma eventual migração para a sigla. A escolha se deve à crença pessoal de que, uma vez filiado ao partido com a maior musculatura da base aliada, ficaria mais fácil concretizar um velho sonho no futuro. Em suma, conquistar a presidência da Alba.

Faca nos dentes
No andar de cima do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), há quem defenda - e não é pouca gente - que está chegando a hora do presidente fechar a porteira da Esplanada dos Ministérios e a torneira do orçamento da União aos partidos do centrão que, apesar da fatia generosa de cargos que têm no alto escalão, impuseram uma derrota histórica para o Planalto na votação do decreto do IOF. Em especial, União Brasil, MDB, PSD, PP e Republicanos, cujos deputados votaram em peso para derrubar a medida.

Vai ou racha
"Conversei com Lula após a votação do IOF e disse a ele: 'presidente, uma hora o senhor vai ter que bater com o porrete na mesa se a toada seguir na mesma batida pelos próximos meses'. O que significa demitir ministros e ocupantes de cargos de segundo escalão na cota dessas siglas, travar o pagamento de emendas para deputados infiéis e ir pro pau. Com a governabilidade cada vez mais frágil, não dá para chegar em 2026 com o Congresso Nacional sangrando o presidente e o governo de tal maneira, descumprindo acordos. Nesse cenário, é tudo ou nada", disparou um influente aliado de Lula.

Força extra
O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou por mais 30 dias a permanência da Força Penal Nacional no presídio de Eunápolis, cidade do Extremo-Sul da Bahia. O envio dos agentes à unidade prisional foi autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski pela primeira vez em 28 de maio, após o atentado a tiros de um motorista em suposta tentativa de executar o diretor do presídio, Jorge Magno Alves, que não estava no veículo. Antes, em dezembro de 2024, o Conjunto Penal de Eunápolis foi palco de uma fuga em massa de 16 detentos ligados ao Comando Vermelho.

Dublê de corpo
Dessa vez, a medida foi assinada pelo número dois da pasta, o jurista baiano Manoel Carlos de Almeida Neto, na qualidade de ministro substituto. Isso porque o titular, Ricardo Lewandowski, está em Portugal, onde vai participar do 13º Fórum de Lisboa, evento organizado pelo ministro do Supremo Gilmar Mendes e jocosamente apelidado de "Gilmarpalooza".