Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Pesquisa da ONU afirma que pandemia afetou mais mulheres do que homens

Internacional

Pesquisa da ONU afirma que pandemia afetou mais mulheres do que homens

Quantidade de tarefas extra domésticas na quarentena foi majoritariamente assumida por mulheres

Pesquisa da ONU afirma que pandemia afetou mais mulheres do que homens

Foto: Getty Images

Por: Adele Robichez no dia 27 de novembro de 2020 às 09:10

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou em publicação ontem (26) que a pandemia do Covid-19 fez com que mulheres de todo o mundo assumissem a maior parte das tarefas domésticas extras surgidas durante o momento, o que, de acordo com eles, fez com que a igualdade de gênero retroceda em anos.

Um relatório da ONU Mulheres, o "Whose time to care?" (De quem é a vez de cuidar?), revelou que além do aumento não remunerado do trabalho profissional, para ambos homens e mulheres, as figuras femininas ainda enfrentam um fardo no cuidado. O texto informa que as mulheres estão assumindo mais tarefas domésticas que os homens durante a pandemia e são mais suscetíveis a deixar o mercado de trabalho, possivelmente como resultado desse aumento da carga de trabalho doméstico.

Foram analisados pela entidade dados de 38 países para formar um panorama sobre o trabalho não pago e feitas pesquisas telefônicas e online em quase 50 países. As mulheres questionadas contaram que estão gastando, em média, 5,2 horas a mais por dia cuidando dos filhos, enquanto os homens, 3,5 horas. O aumento do tempo na cozinha para as mulheres foi de 32%, enquanto par homens foi de 18% e o de tempo com a limpeza geral da casa foi de 45% para elas e 35% para eles.

Além disso, a ONU relatou, na quarta-feira (25) que a violência doméstica contra as mulheres e cometidas contra meninas refugiadas, deslocadas internamente e apátridas, foram agravadas durante a quarentena.