Mundo

Jornalista baiano condenado a 6 meses e 6 dias de prisão por difamação

O jornalista Aguirre Talento foi condenado a seis meses de prisão por difamação. O caso diz respeito a reportagem, publicada em 2010, na qual Talento revelava supostos crimes ambientais praticados pela Patrimonial Saraíba. A pena foi substituída por serviços comunitários. [Leia mais…]

[Imagem not found]
Foto : Repórteres Sem Fronteira

Por André Teixeira no dia 09 de Novembro de 2016 ⋅ 10:15

O jornalista Aguirre Talento foi condenado a seis meses de prisão por difamação. A pena foi substituída por serviços comunitários. O caso diz respeito a reportagem, publicada em 2010, na qual Talento revelava supostos crimes ambientais praticados pela Patrimonial Saraíba.  

"O jornalista enfrenta três processos por difamação, todos movidos por empresários ligados à Patrimonial Saraíba, que se sentiram ofendidos pela reportagem assinada por ele e publicada no jornal A Tarde, de Salvador (BA), em 2010, que revelava uma denúncia do Ministério Público contra proprietários e diretores da empresa por supostos crimes ambientais", diz a reportagem publicada nesta quarta-feira no site Repórteres Sem Fronteira 

Apesar do advogado do jornalista, Edil Muniz Júnior, afirmar que o erro se deu por desconhecimento jurídico (Aguirre afirmou erroneamente na reportagem que a denúncia vinha acompanhada do pedido de prisão dos empresários) o juiz considerou que Aguirre agiu “maldosamente”, com intenção de difamar. "Ainda de acordo com o advogado, nenhuma prova que pudesse sustentar essa afirmação foi apresentada". Um ano após a publicação da reportagem, "o jornalista foi demitido do A Tarde, segundo ele por pressões exercidas pelos empresários que o processaram", diz a matéria.

O Repórteres sem Fronteiras, em sua página oficial,"repudia veementemente a condenação do jornalista, que ilustra claramente o grave risco que a criminalização dos crimes ditos contra a honra impõem ao exercício da liberdade de imprensa, afirmou Emmanuel Colombié, diretor do escritório para a América Latina da organização." 

Notícias relacionadas