Mundo

Trump volta atrás e diz estar aberto a plano para legalizar imigrantes no país

O presidente dos EUA, Donald Trump, resolveu abrandar seu discurso contra imigração e, apesar de defender a redução da entrada de imigrantes com baixa qualificação profissional no país e ressaltar o número de crimes cometidos por estrangeiros sem documentação, Trump sugeriu que republicanos e democratas busquem um consenso. [Leia mais...]

[Trump volta atrás e diz estar aberto a plano para legalizar imigrantes no país]
Foto : Agência Brasil

Por Laura Lorenzo no dia 01 de Março de 2017 ⋅ 08:50

O presidente dos EUA, Donald Trump, resolveu abrandar seu discurso contra imigração e, apesar de defender a redução da entrada de imigrantes com baixa qualificação profissional no país e ressaltar o número de crimes cometidos por estrangeiros sem documentação, Trump sugeriu que republicanos e democratas busquem um consenso para reformar o sistema de imigração.

“Acredito que republicanos e democratas podem trabalhar juntos para conseguir um resultado que tem escapado ao nosso país durante décadas”, disse, durante discurso em uma sessão conjunta do Congresso norte-americano. Ele afirmou ainda que 'não se pode permitir que o país se torne um santuário para extremistas'.

Em conversa com um jornalista, que foi divulgada pelo jornal The New York Times, Trump afirmou que “este é o momento certo para uma projeto de lei de imigração, desde que haja compromisso de ambas as partes”, o que marca uma quebra com o discurso duro e inflexível defendido pelo republicano.

De acordo com um alto funcionário do governo, a reforma permitiria que os imigrantes ilegais beneficiados pela lei possam viver, trabalhar e pagar impostos sem o risco de serem deportados, desde que não tenham ficha criminal.

O muro

Apesar da mudança em seu discurso, Trumo continua inflexível quando a construção do muro na fronteira com o México. Mesmo reafirmando o início da obra, contudo, o republicano não voltou a mencionar ou ameaçar o México para que o país pague por parte da construção.

Notícias relacionadas