Justiça da Espanha emite ordem de prisão para presidente destituído da Catalunha
A juíza espanhola Carmen Lamela emitiu nesta sexta-feira (3) uma ordem de prisão para o presidente destituído da Catalunha Carles Puigdemont e quatro ex-membros do governo regional. O quinteto se encontra na Bélgica, país que já estuda qual decisão tomar após a ordem.[Leia mais...]
![Justiça da Espanha emite ordem de prisão para presidente destituído da Catalunha [Justiça da Espanha emite ordem de prisão para presidente destituído da Catalunha]](https://www.metro1.com.br/noticias/44547,justica-da-espanha-emite-ordem-de-prisao-para-presidente-destituido-da-catalunha-3.jpg)
Por Matheus Simoni no dia 03 de Novembro de 2017 ⋅ 19:49
A juíza espanhola Carmen Lamela emitiu nesta sexta-feira (3) uma ordem de prisão para o presidente destituído da Catalunha Carles Puigdemont e quatro ex-membros do governo regional. O quinteto se encontra na Bélgica, país que já estuda qual decisão tomar após a ordem. Na última quinta-feira (2), a procuradoria da Espanha solicitou à Carmen Lamela um mandado de prisão internacional para Puigdemont e quatro conselheiros, que estão em Bruxelas, por não terem comparecido a uma audiência em uma corte espanhola.
Os líderes viajou para o país belga após a destituição do governo e negam que tenham ido pedir asilo. Eles são acusados de rebelião, conspiração e uso indevido de fundos públicos relacionados à iniciativa separatista da Catalunha.
A ordem de detenção chega 24 horas após a prisão do ex-vice-presidente regional Oriol Junqueras e de outros sete ex-conselheiros, acusados dos mesmos crimes, uma decisão que atingiu fortemente os setores independentistas que denunciaram a politização da Justiça. O governo de Mariano Rajoy, por meio do ministro porta-voz, Íñigo Méndez de Vigo, ressaltou que na Espanha existe a divisão de poderes e situou a resolução judicial dentro de um âmbito \"independente e autônomo\".