Estados Unidos e Canadá entram em acordo para reformulação do Nafta
Novo tratado foi considerado pelo presidente americano Donald Trump como um "grande negócio" para os países envolvidos
![Estados Unidos e Canadá entram em acordo para reformulação do Nafta [Estados Unidos e Canadá entram em acordo para reformulação do Nafta]](https://www.metro1.com.br/noticias/61929,estados-unidos-e-canada-entram-em-acordo-para-reformulacao-do-nafta-3.jpg)
Por Juliana Rodrigues no dia 01 de Outubro de 2018 ⋅ 10:40
Negociadores dos Estados Unidos e do Canadá chegaram a um acordo para criar uma nova zona de livre comércio, em substituição ao Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). A decisão foi tomada ontem (30), a poucas horas do fim do prazo. O novo tratado vai se chamar Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), segundo a declaração conjunta.
O Nafta estava em vigor desde 1994 e foi substituído por exigência do presidente americano, Donald Trump, que considerava o acordo um "desastre" para o país. O objetivo do republicano com a reformulação é reduzir os déficits comerciais dos EUA.
O novo acordo vai dificultar que montadoras globais construam carros a preço reduzido no México e busca criar mais empregos nos Estados Unidos. Na prática, o Canadá e o México passam a aceitar um comércio mais restritivo com seu principal parceiro de exportação.
Em seu perfil no Twitter, Trump classificou o USMCA como um "grande negócio" para os três países.