Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Ex-presidente do Peru depõe sobre propina paga pela Odebrecht

Internacional

Ex-presidente do Peru depõe sobre propina paga pela Odebrecht

Investigação faz parte de um braço peruano da Operação Lava Jato e apura esquema criminoso na construção do metrô da capital do país

Ex-presidente do Peru depõe sobre propina paga pela Odebrecht

Foto: Reprodução

Por: Juliana Rodrigues no dia 15 de novembro de 2018 às 19:30

O ex-presidente do Peru, Alan García, foi interrogado hoje (15) sobre um esquema de propinas pagas pela empreiteira brasileira Odebrecht na construção da linha 1 do metrô da capital, Lima, que foi realizada durante seu segundo mandato, entre 2006 e 2011. Garcia prestou depoimento na sede do Ministério Público do país. A investigação faz parte de um braço peruano da Operação Lava Jato.

Até o momento, o mais importante funcionário do governo com envolvimento neste caso é o ex-vice-ministro de Comunicações Jorge Cuba, que está preso preventivamente por ter recebido pelo menos US$ 8 milhões da Odebrecht. 

No entanto, em depoimento ao Ministério Público, o executivo da Odebrecht Carlos Nostre disse que a construtora pagou até US$ 24 milhões como propina para obter a concessão do contrato de construção, e não negou a possibilidade de parte do valor ter chegado ao então presidente.

Além de García, os ex-presidentes peruanos Alejandro Toledo (2001-2006), Ollanta Humala (2011-2016) e Pedro Pablo Kuczynski (2016-2018) são acusados de receber propina da Odebrecht, assim como a líder opositora Keiko Fujimori.