Mundo

Facebook cedeu dados de usuários a grandes anunciantes, diz legislativo britânico

Foi divulgado hoje um sumário das conclusões da investigação do processo a contra rede social

[Facebook cedeu dados de usuários a grandes anunciantes, diz legislativo britânico]
Foto : Stephen Lam/Reuters

Por Lara Ferreira no dia 05 de Dezembro de 2018 ⋅ 18:20

Damian Collins, presidente do comitê parlamentar britânico que está responsável pela grande investigação sobre o Facebook e a consultoria política Cambridge Analytica, afirmou hoje (5) que a rede social mantinha acordos de “lista branca” que cediam dados valiosos sobre seus usuários a empresas seletas. 

Collins divulgou um sumário das conclusões da investigação que contém mais de 200 páginas de documento. No texto, consta que "está claro que o Facebook fez acordos de lista branca com algumas empresas, o que significa que, depois das mudanças que promoveu em sua plataforma em 2014 e 2015, elas mantiveram acesso pleno aos dados de amigos de usuários. Não está claro que tenha havido qualquer consentimento dos usuários a isso, e nem como o Facebook decidiu que empresas deveriam e não deveriam fazer parte da lista branca".

O Facebook nega ter permitido acesso preferencial a dados para grandes anunciantes, ao contrário do que acusa a empresa Six4Three, em processo movido na Califórnia contra a rede social. 

Notícias relacionadas

[Emissões de CO2 aumentam em 2018]
Mundo

Emissões de CO2 aumentam em 2018

Por Marina Hortélio no dia 06 de Dezembro de 2018 ⋅ 22:00 em Mundo

O aumento afasta o mundo da metas estabelecidas pelo Acordo de Paris