Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Maduro atribui apagão na Venezuela a ataque hacker dos Estados Unidos

Internacional

Maduro atribui apagão na Venezuela a ataque hacker dos Estados Unidos

Oposição e imprensa dizem que blecaute é devido ao sucateamento da rede de energia elétrica

Maduro atribui apagão na Venezuela a ataque hacker dos Estados Unidos

Foto: Official Internet Resources of the President of Russia

Por: Juliana Rodrigues no dia 10 de março de 2019 às 08:30

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que o apagão no país aconteceu devido a um ataque hacker. "Foi utilizada uma tecnologia de alto nível que só os Estados Unidos possuem", afirmou. O blecaute começou na quinta (7) e é atribuído pela oposição e pela imprensa ao sucateamento da rede de energia elétrica venezuelana.

Durante manifestação pró-governo em Caracas, Maduro disse que foi informado sobre uma falha geral do sistema elétrico. Segundo ele, um ataque cibernético impediu a restituição da energia elétrica. Ainda de acordo com o presidente, há "infiltrados" na empresa elétrica e os envolvidos serão identificados e julgados. 

O apagão afeta, além de Caracas, 22 dos 23 estados do país. "Espero que o processo de restabelecimento seja definitivo e estável para a maioria dos venezuelanos nas próximas horas. Peço compreensão", disse Maduro.

Em postagem no Twitter, na última sexta (8), o presidente chegou a afirmar que o apagão fazia parte de uma "guerra elétrica" dos Estados Unidos contra a Venezuela.