Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

FAO escolhe diretor sucessor de brasileiro para os próximos 4 anos

Internacional

FAO escolhe diretor sucessor de brasileiro para os próximos 4 anos

A ministra da Agricultura já declarou seu apoio ao candidato chinês

FAO escolhe diretor sucessor de brasileiro para os próximos 4 anos

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por: Catarina Lopes no dia 23 de junho de 2019 às 10:40

A Conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) terá uma reunião hoje (23), em Roma, com o objetivo de escolher o diretor-geral que comandará a instituição pelos próximos 4 anos. Desde 2012, o cargo é ocupado pelo brasileiro José Graziano da Silva. Vence o candidato que conseguir 50% mais um voto em qualquer turno.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, já está em Roma, e reafirmou seu apoio ao candidato chinês Qu Dongyu após reunião com o ministro da Agricultura e Assuntos Rurais da China, Han Changfu. Tereza disse que irá trabalhar para convencer outros países, especialmente os indecisos.

Qu Dongyu também tem o apoio da Argentina e do Uruguai, e defende que as políticas da FAO estejam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, com foco na erradicação da fome e da pobreza, no aumento sustentável da produção agrícola e alimentar e na promoção de um sistema de comércio internacional agrícola livre de distorções e restrições indevidas sem uma base científica adequada.