Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Casa Branca é 'retardada mental', diz presidente do Irã

Internacional

Casa Branca é 'retardada mental', diz presidente do Irã

Em resposta, Trump chamou o discurso de Rouhani de "ofensiva" e ameaçou revidar usando "grande e esmagadora força"

Casa Branca é 'retardada mental', diz presidente do Irã

Foto: Divulgação

Por: Adelia Felix no dia 25 de junho de 2019 às 15:20

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, chamou a Casa Branca de “retardada mental”, nesta terça-feira (25). Ele afirmou as novas sanções anunciadas pelo presidente americano Donald Trump contra o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, são um sinal de desespero. As informações são da agência AFP.

Também nesta terça, um secretário do governo iraniano afirmou que o país vai deixar de cumprir mais compromissos assumidos no acordo internacional sobre seu programa nuclear. 

Segundo a agência, a tensão entre os países vem crescendo desde que Washington se retirou, no ano passado, de um acordo nuclear firmado com Teerã e outras potências em 2015. Na segunda-feira (24), o presidente americano assinou uma ordem executiva com sanções econômicas contra Khamenei e outras autoridades.

Em discurso transmitido pela televisão estatal, Rouhani disse que as novas sanções vão falhar porque Khamenei não possui nenhum ativo fora do país. “As ações da Casa Branca significam que é retardada mental. […] A paciência estratégica de Teerã não significa que a gente tenha medo”, disse.

Em resposta, Trump chamou o discurso de Rouhani de "ofensiva" e ameaçou revidar usando "grande e esmagadora força".