Mundo

México concede asilo político a Evo Morales

Não se sabe se Morales já saiu da Bolívia

[México concede asilo político a Evo Morales]
Foto : Reprodução/Twitter

Por Catarina Lopes no dia 11 de Novembro de 2019 ⋅ 18:43

O México concedeu asilo político ao ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, nesta segunda-feira (11). Morales pediu proteção um dia após deixar o cargo por pressão de militares, policiais e opositores. De acordo com a Reuters, o governo do México pediu que o Ministério das Relações Exteriores boliviano garantisse a saída segura de Morales do país, mas ainda não é certo se ele já saiu da Bolívia.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) já sabe da decisão. Mais cedo, o governo mexicano declarou que reconhece Evo Morales como presidente "legítimo" da Bolívia, e que sua renúncia se deve a um "golpe" dado pelo Exército, o que foi considerado um grave retrocesso para a América Latina.

O secretário das Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard, afirmou hoje que o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, não reconhecerá um governo de caráter militar na Bolívia. "A postura que o México definiu no dia de hoje é de reivindicar, pedir respeito à ordem constitucional e à democracia na Bolívia", disse o chanceler.

Notícias relacionadas