Mundo

Coronavírus: OMS pede ao mundo para se prevenir de 'potencial pandemia'

[Coronavírus: OMS pede ao mundo para se prevenir de 'potencial pandemia']
Foto : Reprodução/ Youtube

Por Juliana Almirante no dia 25 de Fevereiro de 2020 ⋅ 15:00

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, assumiu ontem (26) que o Covid-19 ou coronavírus de Wuhan pode passar de uma epidemia para algo maior. 

“Temos que fazer todo o possível para nos prepararmos para uma potencial pandemia”, disse ele, de acordo com o El País. 

“Não podemos paralisar o mundo, e não é realista dizer que é possível parar a transmissão entre os países. Provavelmente haverá epidemias em vários, mas pode ser contida”, acrescentou Michael Ryan, diretor do Programa de Emergências do organismo internacional.

O cenário da propagação da doença mudou rapidamente em poucos dias. Os casos na China pareciam ser contidos e infecções eram escassas no resto do mundo. Depois surgiram os surtos descontrolados na Itália, na Coreia do Norte e no Irã. 

Ghebreyesus destacou que os surtos podem ser contidos e que o cenário ainda é de epidemia, tanto pelo número de casos como de mortes fora da China. No entanto, alertou sobre a possibilidade do aumento da propagação do coronavírus.

“Não é uma questão de branco ou preto, de sim ou não. Cada país tem que elaborar seu próprio plano de contenção de riscos. As prioridades são a proteção dos profissionais de saúde, a mobilização das comunidades para ter um cuidado especial com os idosos e com as patologias [elas as quais houve mais de 80% das mortes até agora] e a proteção dos países mais vulneráveis, contendo a epidemia nos que podem fazê-lo”, disse.

Notícias relacionadas

[Acaba o confinamento em Wuhan, primeiro epicentro da Covid-19]
Mundo

Acaba o confinamento em Wuhan, primeiro epicentro da Covid-19

Por Kamille Martinho no dia 07 de Abril de 2020 ⋅ 17:00 em Mundo

Apesar dos 11 milhões de residentes poderem sair sem autorização especial, eles precisam ter um aplicativo de telefone que carrega dados sobre sua saúde e seus movimentos

[China registra 1º dia sem mortes por Covid-19]
Mundo

China registra 1º dia sem mortes por Covid-19

Por Juliana Almirante no dia 07 de Abril de 2020 ⋅ 07:20 em Mundo

Situação é inédita desde o início da publicação de estatísticas sobre a epidemia do coronavírus em janeiro