Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Polícia realiza reprodução simulada de ação da PM no Curuzu que resultou na morte de duas mulheres

Brasil

Polícia realiza reprodução simulada de ação da PM no Curuzu que resultou na morte de duas mulheres

A 3ª DH BTS investiga o caso. Mais de 10 pessoas foram ouvidas, laudos periciais e imagens de vídeo já foram analisadas

Polícia realiza reprodução simulada de ação da PM no Curuzu que resultou na morte de duas mulheres

Foto: Ascom-PC / Haeckel Dias

Por: Metro1 no dia 30 de novembro de 2021 às 20:34

Os Departamentos de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e de Polícia Técnica (DPT) e realizaram, nesta terça-feira (30), a reprodução simulada dos homicídios de Viviane Cristina Leite Soares, de 33 anos, e Maria Célia de Santana, 73, atingidas por disparos de arma de fogo, no dia 4 de junho deste ano, na Rua da Contenda, no bairro do Curuzu. Os crimes ocorreram durante uma abordagem de policiais militares a um suspeito em um veículo roubado.

A manicure Viviane fazia a unha da aposentada Maria Célia, na porta de casa, na Rua dos Pinhais, quando uma guarnição da PM chegou ao local atirando em perseguição a um homem que estava em um carro roubado. Na época do crime, o Bloco Afro Ilê Aiyê emitiu nota em repúdio ao fato e parentes das vítimas realizaram protesto.

A reprodução da dinâmica dos fatos foi realizada pelas equipes da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS) e das Coordenações de Crimes Contra a Vida (CCCV), de Topografia Modelagem e Desenho (CTMD), de Fotografia Forense (CFF) e de Apoio Técnico (CAT) do DPT.  O coordenador da 3ª DH/BTS, delegado Oscar Vieira, afirmou a contribuição do trabalho pericial para a elucidação do caso. “A Reprodução Simulada é essencial para esclarecer a dinâmica dos fatos, vez que há diversas versões, algumas complementares outras antagônicas, de modo que a finalidade desta prova pericial é analisar todos os elementos informativos e indicar possibilidades”, afirmou.

O perito criminal do DPT, Marcos Mousinho, detalhou o trabalho pericial. “A reprodução confronta versões dos depoimentos. Aqui tivemos por finalidade verificar as informações prestadas para investigação. Foram realizadas a análise do início da abordagem do veículo que possuía informação de roubo e depois do local onde teria ocorrido a troca de tiros. Foi confrontada essa versão, com a local onde a vítimas teriam sido atingidas”, detalhou.

O delegado Líbio Otero, que preside o inquérito, fez um balanço das medidas já adotadas. “As investigações estão em curso e cerca de 15 pessoas já foram ouvidas. Laudos de perícia no local de crime, de necropsia, de viaturas e veículos envolvidos na situação estão sendo analisados pela 3a DH/BTS, além de imagens fornecidas por populares. Vamos analisar o laudo de reprodução simulada e ouvir mais algumas pessoas para chegarmos a elucidação”, comentou.  

O suspeito que estava com o veículo roubado durante a abordagem policial, ainda não foi identificado. “Continuamos trabalhando para prender o envolvido. Quem tiver informações sobre este criminoso, pode ligar para o Disque Denúncia da SSP-BA, no 181 e não precisa se identificar”, complementou o delegado. A autoria das mortes ainda não está definida.