Polícia

Assembleia aprova projeto que reorganiza Quadro de Oficiais de PM e Bombeiros

Depois de uma sessão confusa na tarde desta terça-feira (8), a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 22.017/2016, que reorganiza o efetivo da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros Militar. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Tácio Moreira/Metropress

Por Felipe Paranhos no dia 08 de Novembro de 2016 ⋅ 17:29

Depois de uma sessão confusa na tarde desta terça-feira (8), a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou por unanimidade os Projetos de Lei 22.016 e 22.017/2016, que reorganiza o efetivo da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros Militar. A matéria altera o Quadro de Oficiais Auxiliares Policiais Militares (QOAPM) e o Quadro de Oficiais Auxiliares Bombeiros Militares (QOABM), permitindo a subtenentes e 1º sargentos a passagem para oficial por meio de provas, além de incluir a graduação de tenente-coronel no QOAPM. Anteriormente, o maior grau do Quadro era o de major. 

Antes, os critérios para ascensão ao quadro de oficiais eram antiguidade e merecimento. Agora, Subtenentes e Primeiros Sargentos com Curso de Aperfeiçoamento podem chegar ao QOAPM por antiguidade — na proporção de 50% das vagas — e por provas de desempenho profissional.

A sessão foi marcada por discussões entre os deputados. A oposição criticou a postura do Pastor Sargento Isidório (PDT), que teria tentado colocar os policiais militares que compareceram às galerias contra os oposicionistas, que pediram verificações de quórum durante a sessão. Os deputados de oposição sustentaram que os pedidos discutiam outros projetos, uma vez que já havia um acordo na Casa para aprovação da mudança no quadro da PM e dos Bombeiros.

As matérias vão, agora, para sanção do governador Rui Costa. 

Notícias relacionadas