Política
'02 do Itamaraty': secretário do governo substitui Ernesto Araújo em missões diplomáticas
Troca acontece por causa da relação diplomática estremecida entre o ministro das Relações Exteriores e autoridades internacionais de países como a China, Índia e Argentina
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por causa da relação diplomática estremecida entre o ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e autoridades internacionais de países como a China, Índia e Argentina, o secretário especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Flávio Rocha, tem substituído o ministro nas missões em países onde ele não tem mais condições de dialogar após as suas declarações difamatórias e ideológicas.
O militar, atuando na função do chanceler, ganhou o apelido de "02 do Itamaraty" no Palácio do Planalto. Ele já deixou claro, porém, que não tem ambições políticas. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.
O nome de Rocha já havia entrado para a lista de apostas para ocupar o cargo de Araújo quando sua queda era esperada, após as dificuldades de negociação com a China e a Índia, para trazer ao Brasil, respectivamente, insumos e vacinas contra a Covid-19.
Hoje, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) não pretende mais a trocar o ministro, mas não descarta uma mudança caso a imagem do país não melhore a médio prazo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.