Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 14 de março de 2024

Política

Deputado Kannário pede descriminalização da conduta de usuário de maconha no Brasil

"Abrirá caminho para legalização”, diz Kannário sobre o PL enviado à Câmara

Deputado Kannário pede descriminalização da conduta de usuário de maconha no Brasil

Foto: Divulgação

Por: Luciana Freire no dia 02 de março de 2021 às 21:00

O deputado federal Igor Kannário (Democratas) enviou um projeto de lei para a Câmara dos Deputados solicitando a descriminalização da conduta do usuário de maconha no Brasil. O parlamentar pede que seja permitido no país adquirir a maconha, guardar, ter em depósito, transportar ou trazer consigo, para consumo pessoal.

“Embora defenda que a legalização da maconha se trate de pauta importante, acredito que atualmente seria possível e bem menos polêmico que se garantisse a descriminalização da conduta prevista no artigo 28 da Lei de Drogas em relação à maconha. Dessa forma, adquirir, guardar, ter em depósito, transportar ou trazer consigo, para consumo pessoal maconha não seriam mais assunto de polícia, mas configurariam tema exclusivamente de saúde pública”, defendeu Kannário.

Segundo o deputado, a legislação atual é inconstitucional porque pune alguém por mutilar a si mesmo, não gerando dano a outra pessoa: “Esse é um primeiro passo, mas que, certamente, abrirá caminho para haver a legalização da maconha, com a criação de um mercado, evidentemente controlado”.