Sexta-feira, 18 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Capitão Alden só será convocado após apresentar defesa, decide Conselho de Ética da Alba

Política

Capitão Alden só será convocado após apresentar defesa, decide Conselho de Ética da Alba

Deputado tem até 9 de junho para se manifestar sobre processo por quebra de decoro; bolsonarista acusou oposição de receber R$ 1,6 milhão da Prefeitura de Salvador

Capitão Alden só será convocado após apresentar defesa, decide Conselho de Ética da Alba

Foto: Matheus Simoni

Por: Alexandre Santos no dia 02 de junho de 2021 às 13:19

Alvo de uma representação por quebra de decoro na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado Capitão Alden (PSL) terá até o dia 9 de junho para apresentar defesa formal no caso em que responderá por acusação feita a bancada de oposição. Em uma live transmitida em abril, Alden disse que parlamentares do bloco recebiam R$ 1,6 milhão, em pagamentos mensais, da Prefeitura de Salvador. Ele, entretanto, não mencionou nomes nem apresentou provas sobre o suposto esquema.

Durante sessão na manhã desta quarta-feira (2), o Conselho de Ética da Casa decidiu que só convocará o deputado bolsonarista após ele formalizar a sua defesa. A proposta, apresentada pelo presidente do colegiado, Marquinho Viana (PSB), foi referendada pelos demais membros, disse ao Metro1 o deputado Luciano Simões Filho (DEM), relator do processo.

Procurada, a assessoria de Alden confirmou que ele foi notificado sobre a representação na última terça-feira (25) — quando foi iniciado o prazo de 10 dias úteis para formalização da defesa. "O deputado fará sua defesa e aguardará os trâmites do processo", disse em nota.

O pedido de abertura de processo no Conselho de Ética foi feito no dia 27 de abril. À época da acusação, Alden se disse "injustiçado" e "mal interpretado" pelos demais deputados. O prefeito Bruno Reis (DEM), por sua vez, lamentou as declarações e negou a acusação.