Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Política

Deputado federal do DEM defendeu expulsão e diz que Maia agiu de forma "desequilibrada"

Leur Lomanto Júnior rechaçou os ataques feitos pelo agora ex-aliado a ACM Neto, presidente nacional da sigla

Deputado federal do DEM defendeu expulsão e diz que Maia agiu de forma "desequilibrada"

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Por: Alexandre Santos no dia 15 de junho de 2021 às 08:46

O deputado federal Leur Lomanto Júnior (DEM-BA) classificou como "infantil", "desequilibrada" e "desproporcional" a reação do também deputado Rodrigo Maia diante do processo que culminou com sua expulsão do partido, conforme decisão anunciada pela Executiva nacional da sigla na noite de segunda-feira (14). Maia, que já comandou nacionalmente o Democratas, voltou a atacar o atual presidente da sigla, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, com quem já estava rompido desde o início do ano. 

"Foi dado todo o direito de defesa ao ex-presidente da Câmara. A decisão [pela expulsão] foi tomada por uma unanimidade da comissão da Executiva nacional. O presidente [do DEM] ACM Neto somente acatou uma sugestão feita pelo deputado Efraim Filho, e a comissão decidiu por unanimidade", declarou Leur ao Metro1.

"Rodrigo Maia age de forma infantil, desequilibrada, desproporcional. É de se lamentar, pelo que ele já representou dentro do partido e como presidente da Câmara, que se comporte dessa forma", lamentou  o deputado.

Dentre outros adjetivos que usou para qualificar o político soteropolitano, Maia voltou a comparar ACM Neto ao inquisidor espanhol Tomás de Torquemada (1420-1498). "O presidente Torquemada Neto, usando o seu poder para tentar calar as merecidas críticas à sua gestão, tomou essa decisão. É lamentável o caminho imposto pelo Torquemada para o partido", escreveu o deputado em sua conta no Twitter.

Na sequência, ligou o ex-prefeito soteropolitano ao governo Bolsonaro. "Não só por isso, mas também pela sua deslealdade e falta de caráter, pedi a minha desfiliação. O partido diminuiu. Virou moeda de troca junto ao governo Bolsonaro. Agora é virar a página e juntar forças para um projeto de desenvolvimento do Brasil e em prol dos brasileiros", criticou.

Maia foi o parlamentar que mais tempo pressidiu a Câmara dos Deputados, entre 2016 e 2021. No seu último ano, tentou articular a sucessão para eleger o deputado Baleia Rossi (PMDB). A ação, no entanto, foi frustrada quando a própria executiva do DEM, liderada pelo presidente da legenda, ACM Neto, decidiu apoiar o candidato Arthur Lira (PP), ligado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Irritado com o movimento, o qual classificou como "traição", Maia passou a atacar ACM Neto e demais integrantes da legenda. Em entrevista à Rádio Metropolechegou a dizer que o ex-prefeito de Salvador articulava para ser vice na chapa de Bolsonaro, em 2022. Quatro dias depois, nas redes sociais, foi ainda mais duro, chamando Neto de "baixinho sem caráter",  "oportunista" e "malandro baiano".

Aliado de Eduardo Paes (PSD), Maia ensaia ingresso em siglas do arco de alianças do prefeito do Rio de Janeiro, mas não respondeu sobre seu futuro partidário.