Segunda-feira, 05 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

"Sou um governador gay", diz Eduardo Leite ao assumir homossexualidade

Política

"Sou um governador gay", diz Eduardo Leite ao assumir homossexualidade

Revelação foi feita durante entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo

"Sou um governador gay", diz Eduardo Leite ao assumir homossexualidade

Foto: Reprodução/TV Globo

Por: Metro1 no dia 02 de julho de 2021 às 07:14

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), declarou publicamente pela primeira vez que é homossexual.  Alvo de ataques nas redes sociais, Leite, de 36 anos, decidiu encerrar as especulações em entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo.

"Eu sou gay, eu sou gay e sou um governador gay. Não sou um gay governador, tanto quanto Obama nos EUA não foi um negro presidente. Foi um presidente negro. E tenho orgulho disso. Não trouxe esse assunto, mas nunca neguei ser quem eu sou. Nunca criei um personagem", disse Leite.

"Como ser humano que sou, também tive as minhas inseguranças, os meus questionamentos, mas foi um processo, para mim, de aceitação, de entendimento, afinal também fui criado dentro de uma cultura que tentou dizer pra mim e pra todas as pessoas que isso era errado", acrescentou.

"Passado esse processo e uma vez que eu tinha entendido isso pra mim, na política, eu nunca criei um personagem. Nunca disse as outras pessoas que não era gay. Eu simplesmente não falava sobre assunto. A minha orientação sexual toca na minha vida e a política é como eu posso tocar na vida dos outros. O que eu posso transformar as pessoas é com a minha capacidade como gestor e não por ser ou não gay", completou.

Pedro Bial, por sua vez, classificou o momento como histórico. "Tenho 40 anos de jornalismo e um fato desse podia há 20 anos acabar com a carreira de um político. Olha como o mundo mudou, que bom que o mundo mudou", afirmou o jornalista.

Leite continuou: "O Brasil passa por um processo onde tentam rotular, estigmatizar, resumir uma pessoa a um atributo ou outro. Por isso achei que nesse momento era importante que isso ficasse claro, resolvido. Porque uma coisa podem saber: as pessoas que estão comigo, que me acompanham no projeto político, elas sabem exatamente com quem elas estão."